top of page
Buscar
  • Foto do escritorDagomir Marquezi

Civilização e barbárie


Imagem: divulgação IDF

São Paulo SP

A história da humanidade é uma permanente luta entre a civilização e a barbárie. A barbárie comparece e a parte civilizada pergunta: como isso pôde acontecer? A questão clássica se repete: como os alemães permitiram que Adolf Hitler chegasse ao poder?


Mas a pergunta está sempre presente. Recentemente tive que conviver com pessoas que justificavam a brutal invasão da Ucrânia pela Rússia de Vladimir Putin. Agora temos a barbárie vestida como um terrorista do Hamas assassinando crianças e violentando mulheres em Israel. E eu tive que ver mulheres judias justificando esses atos como "uma luta do povo palestino" e outras esquerdices revoltantes.


Adolf Hitler subiu ao poder e matou pessoas em escala industrial porque pessoas comuns justificaram seus atos. A barbárie se abateu na Europa e depois pelo resto do mundo porque, afinal, "os judeus são o mal do mundo" ou "prefiro Hitler do que o imperialismo americano e o colonialismo britânico".


Não há desculpa para a barbárie. Não existe ideologia que justifique o que esses monstros do Hamas estão fazendo. Com todos os erros que possa cometer, Israel é um país democrático, que contribui com a evolução do mundo através da tecnologia e da medicina. A faixa de Gaza é um campo de prisioneiros administrada por terroristas a serviço da ditadura iraniana. Eu sou pela civilização.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Decio 95

bottom of page