top of page
Buscar
  • Foto do escritorDagomir Marquezi

Chegando e saindo de New York


São Paulo SP

Em cidades como Amsterdam e Paris, o visitante encontra estações de trem dentro dos aeroportos. Você retira sua bagagem e embarca direto para o centro da cidade.


Sempre achei motivo de vergonha não ter como pegar um trem no aeroporto de Guarulhos para ir até a rede de transporte de São Paulo. Claro que existem os táxis e o Uber. Mas eu prefiro um trem, como o que me levou do aeroporto de Schiphol até a Centraal Station de Amsterdam. Sei que já temos um sistema de trem suburbano até Guarulhos, mas seu serviço ainda parece precário e confuso. Tenho certeza que vai melhorar com o tempo.


No JFK, em New York, dessa vez conheci o AirTrain. O nome é charmoso, mas ele tem um alcance muito limitado e chega à estação de Howard Beach, pertinho do aeroporto. (Preço: US$ 8.45). De lá você pega o A Train - um metrô típico novaiorquino, velho e maltratado. Ele te leva até Manhattan como um trabalhador indo para o emprego. Não deve fazer muito bem para o turismo.

A volta é ainda mais complicada. Para chegar a Howard Beach (e daí seguir para o JFK no AirTrain) é preciso acertar a estação (Far Rockway) e isso não fica muito claro para o turista. Felizmente eu tive a ajuda de um anjo nascido na Guiana e me orientou até o fim.


Nesse ponto, o aeroporto de Guarulhos está bem melhor servido. Cheguei e peguei a van que leva direto à avenida Paulista por 43 reais. Deu orgulho de São Paulo.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page