top of page
Buscar
  • Foto do escritorDagomir Marquezi

O pavor que a liberdade provoca

São Paulo SP Brasil

Essa peça representando simbolicamente a Terra e o Sol é um dos tesouros guardados no Museu Imperial com sede em Taipei. São peças históricas e artísticas salvas da fúria destrutiva do Partido Comunista Chinês, quando tomou o poder em 1949. Esse tesouro foi levado clandestinamente pelo Partido Nacionalista para Taiwan, onde permanece até hoje.


Uma das maiores alegrias que eu conheci na minha recente visita a Taiwan: o clima de alegria e liberdade que existe no país. O guia que nos acompanhou pelo museu era um artista, sem medo de ser feliz. E revelou a importância da preservação da História, que os tiranos querem apagar a qualquer custo.



Um novo presidente tomou posse em Taiwan, depois de nossa partida: Lai Ching-te, eleito porque quer tratar China e Taiwan como países independentes que podem ter relações boas e pacíficas. Mas a China comunista quer engolir Taiwan, como já engoliu o Tibet e Hong Kong.


Esses dias a China resolveu voltar a infernizar a vida dos taiwaneses. A ilha foi cercada pelo poderio militar chinês sem um objetivo muito explícito a não ser querer estrangular um país que para eles é insuportavelmente livre e independente.


Essas provocações chinesas podem levar a uma crise global ou mesmo uma guerra devastadora. Mas eles não se importam com isso. Torço pelo melhor.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page