top of page
Buscar
  • Dagomir Marquezi

Sobre política


Com meus 12 anos de idade eu me declarei "socialista". Aí me aprofundei até flertar, nos anos de faculdade, com um radicalismo doentio, isolado e irracional. Depois começaram os longos anos de desintoxicação. Não foi fácil, e continua não sendo, pois vivemos uma atmosfera ideológica cada vez mais tóxica e carregada. Eu faço o possível para me manter são nesse clima.


Se alguém estiver interessado, tenho alguns princípios políticos básicos:

  1. Sou pela liberdade de expressão e manifestação e esse princípio é sagrado para mim.

  2. Sou pela liberdade de mercado e da economia, e acho que o Estado tem que cumprir suas funções básicas e deixar as empresas para o setor privado.

  3. Sou pela aliança do Brasil com países que seguem princípios democráticos e permitam liberdade de expressão.

  4. Sou contra o uso de escolas, órgãos de mídia e imprensa e outras instituições para fazer doutrinação ideológica, de qualquer tipo, especialmente quando as vítimas são crianças e adolescentes.

  5. Sou favorável à livre escolha de identidade sexual e relacionamento, mas sou contra a transformação dessa liberdade em doutrina política e ideológica.

  6. Sou a favor de livres manifestações públicas, mas contrário a qualquer forma de manifestação violenta, seja lá por qualquer causa ou razão.

  7. Sou contra a pena de morte. Sou contra o aborto também, a não ser em situações bem específicas.

  8. Sou especialmente dedicado à causa dos direitos dos (outros) animais. O tratamento que damos aos animais reflete nosso caráter como espécie.

Claro que tenho muitas outras opiniões e posições políticas, mas esta foi só uma lista inicial. Atualmente acho que estamos falando demais em política, julgando demais, politizando a nossa vida como um todo. Isso faz mal à saúde mental, obscurece a perspectiva da vida e nos transforma em chatos agressivos e obcecados.


Em outras palavras, tenho princípios políticos muito definidos e bem estabelecidos. Mas não preciso falar disso o dia inteiro para afirmar minhas posições.


31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page